segunda-feira, 26 de julho de 2010

Haverá sítio mais indicado para o lançamento de um Livro..??

Penso que não!

No passado dia 18 de Julho, num final de tarde soalheiro, o Jardim da Casa dos Açores foi palco do lançamento do livro "A Herança de Dom David", da autoria do Professor Abílio Madeira Martins.


"Entre o início e o fim da redacção do acervo de escritos que dão corpo a este volume mediaram nada menos de dez anos, tempo mais que suficiente para se produzirem grandes alterações tanto na vida das pessoas como na de qualquer sociedade. É portanto compreensível que me tenha socorrido da citação de datas para referir actualidades relativamente desfasadas.
Não quero deixar de advertir também para o facto deste volume não ser, como se prometeu no livro “MINDE – História e Monografia”, publicado em 2002, o seu exacto seguimento em segundo caderno, como lá se admitiu.
Com efeito, os temas por mim tratados naquele livro não foram escritos em obediência a um plano preconcebido pelo que a apresentação dos mesmos resultou um tanto ou quanto desarticulada, sem uma ordenação lógica minimamente aceitável. E tudo isto imposto pela pressão do limitado prazo estipulado para a feitura e distribuição do livro antes da festa do Espírito Santo desse ano, a cargo de cuja comissão foi feita a edição.
O desencanto que esta precipitação me causou não deixou de ser bastante desmotivador para a minha disposição de levar o meu trabalho até ao fim, razão pela qual só o retomei seis anos depois.
É portanto natural que, depois de um tão longo intervalo, se verifique alguma diversidade no critério com que foram tratados uns temas em relação aos outros.
Por último apraz-me informar que no ordenamento dos capítulos do livro “A Herança de Dom David” foram incluídos todos os temas “monográficos” do “MINDE – História e Monografia”, acrescidos dos demais entretanto escritos, e são a maior parte, ficando assim completo o projecto do autor.
Abílio Madeira Martins" daqui
 Professor Abílio Madeira Martins

Parabéns Professor Abílio!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário