quarta-feira, 23 de junho de 2010

Feira de Sant'Ana


Dom José, a 26 de Julho de 1758 decreta:
“Faço saber q sendo-me prezente q os Habitantes do lugar de Minde e cas manufacturas q se fabricão Receberão utild.e e aumento de se estabelecer huma feira publica e franca no d.º lugar Hey por Bem que nelle se estabeleça huma feira na sobred.a forma que principiará no dia vinte e sinco e acabará no dia vinte e sete do mez de Julho de cada hum ano.” Chancelaria de D. José I, Lº 68, fls. 9 e 9vº


Foi este o decreto da criação daquela que outrora foi a maior e mais conhecida feira da região de Minde - A Feira de Sant’Ana - . Nela se vendia desde as loiças, os vidros, as mobílias de madeira, os alumínios, os panos, as mantas… tudo o que era preciso para um enxoval de noiva, até ao gado, aos arreios e tantos outros utensílios agrícolas. Para os mais novos, a feira era também momento de alegria, sempre podiam ter um brinquedo novo…ou um “retrato á la minute” tirado na barraca do fotógrafo, que nunca faltava.
É com este mesmo espírito que, passados mais de 40 anos da sua extinção, o Agrupamento de Escolas de Minde, com a participação das colectividades e da população local revisitou o passado, no dia 19 de Junho, com a Recriação Histórica da Feira de Sant’Ana dos finais do séc.XIX, perpetuando assim uma tradição que continuará sempre viva na memória colectiva.


Aqui vos deixo alguns momentos:
..o largo do Coreto...
..o carrossel de madeira...e que andava a "manivela"..
..o alexandrino"
..o barro...

..a ouvir a banda..
..a menina na bicicleta de três rodas..
..o bode..

Minde, 2010

Parabéns à organização!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

RBM 2010

RAID BTT MINDE
3ª EDIÇÃO – 20 JUNHO
RAID BTT
Dois percursos de 30 e 50 Km por alguns dos melhores trilhos do parque – limitado a 500 participantes, sem carácter competitivo.
Naturalmente exigente o percurso, devido às características do terreno os participantes são recompensados com um ambiente cénico extraordinário e um final de prova único.

MINI BTT
Dirigido aos mais novos, acompanhados de perto por uma equipa de guias, trata-se de um percurso de 10 Km, muito acessível, que percorre uma das maravilhas naturais do parque: o Polge de Minde.

PASSEIO PEDESTRE
Em 2010 celebra-se o ano internacional da biodiversidade e um passeio didáctico pelo Polge de Minde será mais uma vez, uma das nossas propostas.
Uma oportunidade única de conhecer um dos ex-líbris do parque.

Inscrições limitadas até 6 de Junho, em http://www.btt.minde.eu/.


Inscrevam-se!!!..e passem por aqui uns bons momentos!!...ah, neste dia consegue-se sempre fotografias fantásticas!!

RBM 2010, mais um dos eventos promovidos pela CPM - Casa do Povo de Minde.

Este ano existe uma novidade, a Festa Natura, no dia 19 de Junho, estará integrada na Feira da Sant'Ana, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Minde.

(clicar nas imagens para aumentar!)